Crianças com estrabismo são alvo de discriminação

Segundo um estudo feito com crianças entre 3 e 12 anos que foi publicado numa revista britânica a percepção do estrabismo começa por volta dos seis anos.

Pelo que pareçe, nada de novo para mim, o estrabismo é uma das fonte de discriminação entre crianças, segundo o estudo de equipe suíça publicado na versão online do British Journal of Ophthalmology.

A descoberta acentua ainda mais a necessidade de que as cirurgias corretivas sejam feitas antes dos seis anos de idade, quando crianças começam a notar a diferença entre pessoas com ou sem o desvio no alinhamento dos olhos.

O método usado para esta pesquisa implicou que os cientistas manipulassem fotografias de seis crianças gerando versões com e sem estrabismo para comparação. Depois pediram a 118 crianças entre 3 e 12 anos para analisar as fotos e escolher, quatro vezes, quem elas convidariam para uma festa, de um universo de quatro opções.

Se a discriminação não ocorresse, o padrão esperado seria de que duas crianças com estrabismo fossem escolhidas em média após as quatro avaliações, dizem os autores.

Entre os 48 garotos entre 6 e 8 anos de idade, 18 não escolheram nenhuma criança com estrabismo, 17 selecionaram apenas uma e 11 convidariam duas. Apenas dois escolheram três vezes as fotografias com pessoas com a doença.

Entre os garotos de 4 a 6 anos, 19% afirmou ter notado a diferença no alinhamento dos olhos nas fotos. Este percentual subiu a 48 entre os garotos de 6 a 8 anos. Ao serem solicitadas a olharem novamente para as imagens com maior atenção, a detecção do estrabismo subiu para 39% e 77%, respectivamente.

Segundo os pesquisadores, fatores como cor da roupa e gênero não influenciaram nos resultados. Os autores ainda destacaram que o estrabismo em crianças pode deixar sequelas psicológicas e que diferenças notáveis têm efeito negativo em relação a como garotos são notados por seus pares.

Enjoyed this post? Share it!

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *