Estrabismo Intermitente

Antes de perceber o que é o Estrabismo Intermitente, convém compreender o estrabismo.

Tal como o nome indica, Estrabismo Intermitente, significa que a perca de paralelismo dos olhos não é constante. Esta intermitência, pode acontecer várias vezes por dia, em alguns casos, não tão frequente, pode acontecer que passem vários dias sem que o estrabismo se manifeste.O motivo para tal acontecer mão é completamente certo, variando de pessoa para pessoa.

No caso das crianças, tipicamente quando ainda têm o sistema visual em evolução, é normal que por vezes apresentem estrabismo ocasionalmente. No entanto, em caso de dúvida ou de persistência  deve-se consultar o médico o mais rápido possível. Em alguns casos o estrabismo pode ser consequência de outra doença qualquer, como por exemplo a miopia ou hipermetropia, em que por esforço da criança, para tentar ver, pode atrofiar os músculos dos olhos. Neste casos, a utilização de óculos de grau ajuda a corrigir a deficiência visual e consequentemente o estrabismo. Outra causa, pode ser simplesmente uma deficiência na  musculatura dos olhos que não consegue manter a simetria. Neste caso, tipicamente é usado um tampão no olho “normal” para forçar o outro olho a ter o mesmo desenvolvimento ou em alternativa, por vezes até em conjunto,é usado óculos para forçar os olhos da criança a posição contrária ao desvio.  No entanto, volto a reafirmar, nada melhor que consultar um médico para diagnosticar e actuar correctamente para corrigir o problema.

Existem adultos que também manifestam estrabismo intermitente. As causas podem ser as mais variadas. Desde o stress, ou então quando está muita clariadade, o cansaço, etc.

Quanto mais cedo fizer qualquer coisa, e no caso do estrabismo, seja ele estrabismo intermitente ou não é particularmente importe.

Pesquisas relacionadas:

One thought on “Estrabismo Intermitente

  1. queria sabe tenho 17 anos Estrabismo Intermitente tem cura ? e se eu usa um tampão no olho que não tem estrabismo e deixa o outro sem tampão vai faze o estrabismo melhorar ?

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *