Tratamentos do estrabismo

Os tratamentos do estrabismo tem por objectivo final obter uma boa visão, endireitar os olhos, e desenvolver a visão binocular. O tratamento do estrabismo depende da causa do desalinhamento dos olhos, pelo que pode ser dirigido para o desequilíbrio muscular ou para outras situações que podem ser a causa do desvio.

Antes de iniciar um tratamento ao estrabismo é preciso ter em conta o tipo de estrabismo  que o doente tem. Como tal,depois de um exame ocular completo, incluindo um estudo detalhado do interior dos olhos, o oftalmologista pode receitar óculos ou tratamentos médicos ou cirúrgicos.

Os dois tipos mais frequentes de estrabismo são endotropia, quando o olho desvia para dentro, e exotropia, quando o olho desvia para fora. A endotropia é a forma mais vulgar de estrabismo em crianças. As crianças que nascem com endotropia não aprendem a usar os dois olhos conjuntamente, e se não houver tratamento do estrabismo podem perder a visão do olho “torto” que não é usado.

A melhor fase para se fazer tratamento do Estrabismo é na infancia, quando o desenvolvimento ainda não está consolidado.Após esta fase, os tratamentos não costumam obter o sucesso possível e desejado.

Infelizmente, tenho de ressalvar isto porque foi o que me aconteceu, mesmo com o tratamento existe sempre a possibilidade de nunca se conseguir ficar com os dois olhos perfeitamente alinhados

As etapas do tratamento podem consistir em correção do erro refracional com a indicação de óculos, uso de oclusão de um olho para tratar a ambliopia ou cirurgias.

Primeiro os óculos

Na grande maioria dos casos, o primeiro dos tratamentos do estrabismo consiste da prescrição de óculos. Uma criança afectada de estrabismo com hipermetropia – os olhos entortam-se quando observa objectos próximos pelo que deve usar óculos correctivos. Desta forma evitam-se o esforços de acomodação, os óculos reduzem o estrabismo e representam um primeiro progresso.

No caso do estrabismo congénito, o uso de óculos com uma venda sobre o olho permite fazer trabalhar o olho desviado, a oclusão. A venda deve ser colocada alternadamente sobre cada um dos olhos por períodos de um dia. Isto permite dar mobilidade ao olho desviado sem que o outro perca as suas capacidades.

Infelizmente este exercício terá que ser feito durante meses ou até mesmo anos, eu fiz durante dois anos. Se o estrabismo persistir deve então passar-se à intervenção cirúrgica.

Nos casos em que o estrabismo é adquirido depois do primeiro ano de vida, cola-se sobre os óculos fitas com pequenos prismas. Se este tratamento for insuficiente deverá então operar-se.

A cirurgia

Na maioria dos casos, a cirurgia precoce é necessária e recomendada para endireitar os olhos e obter uma visão binocular, evitando a perda de visão definitiva. O objectivo da cirurgia, é ajustar o equilíbrio muscular para endireitar os olhos.Este é  dos tratamentos do estrabismo o mais intrusivo. Na cirurgia é feito um pequeno corte nos tecidos, permitindo o acesso aos músculos oculares. A selecção de músculos para serem cortados, depende da direcção do desvio do olho.Existe sempre a possibilidade de ser necessário mais do que uma operação para endireitar os olhos. Mesmo com uma avaliação, e uma técnica cirúrgica correctas, os olhos podem não ficar perfeitamente alinhados. Neste caso, é necessário um ajustamento, e pode ser necessário o uso de óculos. O número de intervenções cirúrgicas depende do grau de desalinhamento. Pode ser necessário operar um ou ambos os olhos e, em alguns adultos, pode ser utilizada anestesia local. O tempo de recuperação é rápido, e o paciente normalmente volta à vida normal dentro de poucos dias. A cirurgia ambulatória é menos dispendiosa, e pode ser praticada no adulto.

 

Enjoyed this post? Share it!

 

7 thoughts on “Tratamentos do estrabismo

  1. Boa noite a todos , fiz a cirurgia a 4 dias e o meu olho está muito vermelho parece até sangue pisado e estou com visão dupla, gostaria de saber se é normal esses sintomas obg a todos , Paulo São Paulo

    • Ola Paulo foi operada tem tres dias e estou com os mesmos sintomas. Como correu contigo ja esta bem? Obrigada

  2. ola, queria que me indicasse uma clínica oftalmológica para fazer a cirurgia a lazer, por favor não aguento mas tenho o estrabismo divergente. o meu olho direito é o que da falha, preciso de ajuda, meu desespero, sofro muito com isso.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *