Miopia e Astigmatismo, Astigmatismo Miópico

Tenho um amigo que apesar de já usar uns óculos de descanso, andava frequentemente com dor de cabeça e com uma sensação constante de cansaço nos olhos. Farto de andar assim e depois de muito o ter chateado, lá resolveu ir ao médico que lhe fez um exame. Como resultado, diagnosticado com miopia e astigamatismo.

A reação dele foi extremamente exagerada, ficou num estado de ansiedade que parecia que lhe tinham diagnosticado uma doença crónica e mortal. O rapaz ficou em pânico, parecia que ia morrer.

No melhor que consegui, tentei acalma-lo e explicar o lhe tinham diagnosticado. Ele ficou tão agradecido que até comentou que eu tinha explicado melhor do que o médico. Bom, eu dúvido,  ele é que ficou tão nervoso que nem ouviu o que o médico lhe disse.

De qualquer forma, inspirou-me a partilhar convosco um pequeno artigo sobre miopia e astigmatismo que é cada vez mais frequente e comum entre adultos e crianças, sejam homens ou mulheres.

É muito frequente uma pessoa que tenha miopia vir a desenvolver também astigamatismo. São ambos um erro de refracção.

Funcionamento normal dos olhos

Num funcionamento normal dos olhos a imagem dos objectos é formada sobre a retina. O cristalino dos olhos acomoda-se para poder reproduzir uma imagem nitida e limpa quanto possível. Seja numa distancia relativamente curta ou longa. Quando a imagem não se forma sobre a retina obtemos uma visão turva e desfocada.

Miopia

Quando a imagem dos objectos é formada antes da retina fica-se com uma visão má ao longe, ao que se chama miopia. Isto acontece porque o olho é comprido demais, sendo que a distância entre a córnea e a retina é grande ou porque a corvatura da córnea é excessiva.

Pelo que torna possível corrigir a miopia recorrendo a uma lente divergente(côncava) que coloca a imagem sobre a retina. Quanto mais forte for a miopia, mais espessas serão as lentes nos bordos de maneira a conseguir divergir a imagem.

Em alternativa as lentes de contacto também são uma forma muito eficaz de correção.

Outro método também muito utilizado, mas mais intrusivo é a cirurgia. Por exemplo o LASIK é um  método muito eficaz que permite por raios laser alterar a curvatura da córnea.

Astigmatismo

No caso do astigmatismo a pessoa não consegue ter uma visão nitida ao perto e ao longe. Parece que existe sempre um sombreado por tráz dos contornos dos objectos que visualiza. Isto acontece porque as curvaturas da córnea não são perfeitas nem simétricas entre si o que provoca a reflexão em vários pontos da retina dando a sensação de multiplas imagens sobrepostas entre si.

O astigmatismo pode-se corrigir também com recurso a lentes tóricas com curvas que compensem as da córnea. Como consequência a espessura da lente não é a mesma em toda a superfície. Esta diferença de espessura é tanto maior, quanto mais alto é o astigmatismo.

Miopia e Astigmatismo

Nomalmente o astigmatismo é uma consequencia da miopia, não é nada grave, é apenas desconfortável. De qualquer existe métodos, como já referi acima que permitem corrigir ou até mesmo curar.

 

E você tem miopia, astigmatismo ou miopia e astigmatismo ?

Enjoyed this post? Share it!

 

3 thoughts on “Miopia e Astigmatismo, Astigmatismo Miópico

  1. Eu tenho astigmatismo miopico. Gostaria de saber se tem como ser operado pra reduzi o grau sendo q meu grau é bastante alto.tenho muito medo de perder a visão

  2. that it doesn’t exist. So while you sh8u7dn&#o21l;t get any MORE warts, it would still be a good idea to not have any sex until you’re both cleared up completely. If you have any problems with the cream, the 2 main methods in my report usually work very well for people.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *