Miopia e o Míope

Quando uma pessoa vê mal ao longe, demonstrando alguma dificuldade em focar objectos a alguma distância porque a visão fica turva diz-se que sofre de miopia, por outras palavras é míope. Normalmente, uma pessoa míope consegue focar objectos próximos com nitidez, enquanto que os objectos mais distantes lhe parecem turvos ou desfocados.

 

O que é Miopia ?

A miopia mais não é do que um defeito na capacidade de refracção da luz no olho.

Pode não parecer, mas todos os objectos emitem luz. Os raios dessa luz entram paralelamente no olho, sofrendo depois  um desvio provocado pelo sistema óptico do olho, a córnea e o cristalino, de forma a convergir na retina. É a  retina, que não é mais que uma película nervosa, que tem a capacidade de captar a luz e a transformar num impulso nervoso capaz de ser transmitido ao córtex visual onde é descodificado de forma a perceber-mos a imagem. No caso das pessoas com miopia, esta luz é focada antes de chegar à retina. Tal comportamento pode dever-se a vários motivos :

  • Excesso de curvatura do cristalino
  • Excesso de curvatura da córnea
  • Excessivo alongamento do globo ocular.

Tal como em tudo na vida,as miopias não são todas iguais. Existem umas com consequências mais graves que as outras. Mas felizmente, grande parte das miopias podem ser corregidas usando óculos ou lentes de contacto.

Tem-se dito que nos últimos anos os casos de miopia têm aumentado. No entanto, tal facto pode-se também dever a um real aumento de casos de miopia devidamente diagnosticados. Por outro lado, grande parte da ocupação profissional ou de lazer da maioria das pessoas pode também levar a uma maior necessidade de acuidade visual o que leva a que existam mais casos diagnosticados.
Um facto curioso, é que a incidência da miopia na população varia muito de acordo com a localização geográfica e com as raças das pessoas.

Enjoyed this post? Share it!

 

2 thoughts on “Miopia e o Míope

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *