O que é o estrabismo, esta doença …

O estrabismo é uma doença dos olhos em que o doente é incapaz de manter o paralelismo dos olhos, enquanto um dos olhos olha em frente o outro está desviado sendo claro desalinhamento nos olhos, apontando para direcções diferentes.

Os movimentos oculares são controlados por seis músculos em cada olho. Dois músculos são responsáveis por mover o olho para a direita ou esquerda, os outros quatro músculos movem o olho para cima ou para baixo e controlam os movimentos de inclinação.

Para dirigir o olhar para um alvo, é necessário que todos os músculos oculares estejam equilibrados e que trabalhem em conjunto com os músculos do outro olho. Quando estes músculos não funcionam há um desalinhamento dos olhos, ou seja,o estrabismo. Ao doente que padece de estrabismo, chama-se de estrábico.

É este o único problema do estrabismo ?

 

Resposta directa e abreviada, NÃO!

 

A função dos olhos é captar imagens nítidas na retina e enviá-las à área do cérebro responsável pela visão para serem processadas. Cada olho capta uma imagem e se ambos os olhos estiverem alinhados, cérebro converte as duas imagens(uma por cada olho)  numa imagem única. Isto cria uma noção de profundidade e a chamada visão binocular.

No caso do estrabismo desenvolvido ainda em criança o cérebro ignora a imagem do olho desalinhado e vê apenas a imagem do olho não desviado, causando uma perda de percepção de profundidade e de visão, tornando o olho “preguiçoso” ou amblíope.

No caso do estrabismo desenvolvido em adulto, geralmente vêem as duas imagens porque o cérebro já está formado e treinado para receber imagens de ambos os olhos, mas como não conseguem focar o mesmo objecto com os dois olhos as imagens são complementares.

A forma mais comum de estrabismo é o desvio de um dos olhos para dentro, a apontar para o nariz, o chamado estrabismo convergente.

Infelizmente, as pessoas que sofrem desta são normalmente chamadas de “vesgas”, “olhos tortos” ou de “lagarto do deserto” pelo motivo de não conseguirem manter o alinhamento dos olhos.

Além do notório defeito estético e da perca de acuidade visual, o estrábico tem tendência a desenvolver depressões. A pessoa torna-se fechada e envergonhada, acompanhada de uma grande falta de confiança. Este problema, não se deve à doença em si, mas ao ambiente socio-cultural existente à volta da pessoa. Normalmente o estrábico é alvo de chacota e de recriminação por parte das outras pessoas.

Links Úteis :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrabismo

Ministério da Saúde – Estrabismo

Pesquisas relacionadas:

14 thoughts on “O que é o estrabismo, esta doença …

  1. bom eu tnho edescobri isso a um dia atras
    antes eu nem percebia q tinha isso agr q eu sei m acho uma estranha…..qm percebeu foi minha vizinha pelo que ela disse e quase impercepitivel…nao quero usar oculos…..posso usar lente???

  2. eu tenho estrabismo e mt ruim pq se fica timida demais por causa disso nao digo completamento comedo mais sla da vergonha de conversa com as pessoas tenho 16 anos o correto era ter cuidado de pequeno mais eu usava tampao ja usei oculos hj ja nao uso mais nada tipo eu tento um minimo nao fica em depressao pq toda fez qe eu toco nesse assunto o pesqueso pra entender melhor eu choro mais tento o possivel pra nao chora

    • Olha menina, isso é besteira! ja passei por essa fase, não precisa ficar envergonhada por isso!
      Estou com 23 anos e te digo, não da bola pro que os outros irão pensar!
      Vá viver tua vida e esquece oq os outros pensam!
      Eu tinha muito medo de olhar nos olhos das pessoas, que ver qndo tem um fedelho intrometido q fica olhando pro teu olho, mas isso é idiotice!

  3. Bom,tenho estrabismo.e eh uma coisa q sinceramente me deixa muito triste.. Nao gosto nem de e okhar.
    Mas o bom..he q apesar disso.. Eu uso oculos e o q acontece eh q o oculos corrige meu estrabismo entao ele nao fica tao visivel.. Tanto q todo mundo me axa linda . Mas he pq nao me viram sem oculos.. He mto triste he algo q so quem tem pra saber como eh ruim… E mais triste ainda eh q a cirurgia eh mto cara.. N sao tods q tem a condicao de pagar por elA.so espero e confio em Deus q um dia eu irei conseguir fazer essa cirurgia. Bjs

  4. Nice post at O que é o estrabismo, esta doença … – O estrabismo – Em criança era o olhos tortos, o nome correcto é estrábico. Quero partilhar tudo o que sei sobre o estrabismo. – O estrabismo. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very useful information particularly the last part :) I care for such information a lot. I was seeking this particular info for a long time. Thank you and good luck.

  5. O que é o estrabismo, esta doença … – O estrabismo – Em criança era o olhos tortos, o nome correcto é estrábico. Quero partilhar tudo o que sei sobre o estrabismo. – O estrabismo Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  6. O que é o estrabismo, esta doença … – O estrabismo – Em criança era o olhos tortos, o nome correcto é estrábico. Quero partilhar tudo o que sei sobre o estrabismo. – O estrabismo I was recommended this web site by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You are amazing! Thanks! your article about O que é o estrabismo, esta doença … – O estrabismo – Em criança era o olhos tortos, o nome correcto é estrábico. Quero partilhar tudo o que sei sobre o estrabismo. – O estrabismoBest Regards Cassetta

    • Hola TatianaSaludos a ColombiaHace tiempo tuve la opoutrnidad de ir a una reunif3n de estrabf3logos y oftlamopediatras a Colombia y se que alle1 podre1s encontrar en la gueda amarilla un buen estrabf3logo colombiano; quize1s en algfan hospital de gobierno puedan ayudarte si tienes alguna dificultad econf3mica; todo con la idea de que te operes.El estrabismo se manifiesta a veces de manera inconstante o variable, pero aun esta variedad de estrabismo puede operarse. El estrabismo se opera no solo por motivos este9ticos, sino que tal y como tu misma lo has notado, tiene implicaciones psicolf3gicas y funcionales.Si se pueden alinear tus ojos podredas tener una mejor cooperacif3n visual y estoy seguro de que te sentire1s mucho mejor con tus ojos alineados.Desde luego que la cirugeda de estrabismo no es para corregir problemas de graduacif3n, sino para alinear los ojos; pero una vez que te hayas operado, y ya alineados, estoy seguro de que sentire1s un cambio muy favorable en ti.Saludos.Espero te animes.Saludos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *